Giana Rodrigues

Foi celebrado ontem, domingo, dia 25 de agosto, o Dia do Catequista, como forma de homenagear aqueles que são responsáveis pela orientação da fé e partilha da mensagem do Evangelho na igreja católica.
O grupo jalesense participa nesta data de um retiro em Estrela D´Oeste na paróquia Nossa Senhora da Penha.

Na igreja matriz Nossa Senhora da Assunção, Catedral de Jales, são 25 catequistas com sete acompanhantes que estão se preparando para ser catequistas. Eles se dividem nos encontros da catequese infantil, da primeira eucaristia, a preparação para o Crisma e também a catequese de adultos.
São três coordenadoras deste grupo: Rose Minela, Izeti Flor e Ana Paula Souza, que possuem sempre o acompanhamento e apoio do pároco responsável, padre Junior Lucato.

“Em primeiro lugar as pessoas precisam se sentir chamados em seu coração, ter essa vontade, mas acima de tudo, ser catequista é pela vontade de Deus, é uma vocação”, explica Rose Minela.

MISSÃO

São necessárias reuniões de espiritualidade, de formação bíblica, e encontros semanais até um catequista estar pronto para a missão.

A catequista mais experiente é Izeti Flor, com 28 anos de catequese: “cada turma que a gente inicia vamos adquirindo uma nova experiência. Encontrar os catequisandos toda semana é ter a oportunidade de anunciar a palavra de Deus, é transmitir com amor, carinho e dedicação para que possam entender verdadeiramente o mistério da vida, morte e ressurreição de Jesus”, contou ao Jornal de Jales.

Julia Pimenta é a catequista mais jovem da Catedral, com 19 anos já realiza o trabalho com a catequese infantil há um ano: “na catequese lidamos com vidas que trazem diferentes realidades, e é maravilhoso saber que, mesmo que em uma pequena parcela, contribuo para o crescimento espiritual de uma vida”.
O catequista deve ser muito participativo na comunidade, além de ser exemplo: “não podemos ensinar aquilo que não conhecemos, então precisamos buscar muita formação, participar de tudo aquilo que a igreja nos oferece”, completa Rose.

A catequista mais experiente e a mais jovem: missão divina

O que representa o catequista pra a igreja católica?

Segundo o catecismo da igreja, o catequista é o conjunto de esforços empreendidos na igreja para fazer discípulos, para ajudar os homens a crerem que Jesus é o filho de Deus. É um instrumento eficaz para ensinar o povo de Deus os conteúdos fundamentais da doutrina católica.

Ele exerce o papel importante de transmitir a catequese com a finalidade de falar e testemunhar Jesus Cristo ao catequisando. Até para existir pessoas de outras pastorais dentro da igreja, com certeza essas pessoas já passaram pela catequese, então é a partir da catequese que surgem os interesses por participações, todos já tendo os sacramentos recebidos.

Comments are closed.