MEDICINA/EVIDÊNCIA

Os amigos são os entes que renovam nossos futuros. Com eles transformamos nossos amanhãs, desenhamos novos planos e criamos desejos, tecendo um emaranhado de novos futuros a cada dia. Os amigos direcionam nossos olhares e – sorrateiros – nos recordam dos sonhos convenientemente empurrados para baixo do tapete. Aqueles com quem nossas vidas são compartilhadas formam uma espécie de segunda pele, a nos proteger dos arranhões cotidianos e ainda têm tempo para nos lembrarem do quanto somos queridos.
Os amigos de uma vida inteira não têm títulos. Algumas vezes são chamados de companheiros e outras, de colegas. Estes últimos nos acompanham na construção do futuro profissional, enquanto os companheiros destroem nossos erros e nos ajudam a desmontar as arapucas do caminho, e nem nos deixam perceber suas presenças. É na segunda pele que compartilhamos com os companheiros que deixamos criar nossas rugas sem nos preocupar em escondê-las debaixo da maquiagem. Companheiros e colegas são seres sem sentimentos profanos. Ciúme, raiva, e vingança são palavras que não constam em seus dicionários. Não por serem caninos, mas por terem contiguidade conosco.
Mesmo os amigos de menos tempo são generosos, e se imiscuem a nós como gêmeos. É no cômodo dos recentes que dormem as pessoas que vão se entrelaçar aos nossos corações, além das nossas peles conjuntas. Estes nos escolheram para compartilhar as almas e nos deixam transformar em suas próprias moradias. São chamados de namoradas, noivas, esposas, companheiras, e de uma série de outros apelidos carinhosos que nascem no meio dos sussurros e dos arrepios.
Para estes amigos, além da ausência de títulos e de sentimentos profanos, há uma impossibilidade de se estabelecer um rótulo. Apenas sabemos que estão ali, e quando nos damos conta percebemos que não mais nos entristecemos, não mais nos sentimos sós e temos sempre um novo futuro começando. Sabemos que esse amigo está lá, dentro do nosso coração, quando o escuro passa a ser só a falta de luz e não mais as incertezas ou os medos.
Há dois anos conhecemos dois novos amigos que vieram para ficar e nos proteger. Eles atendem pelo nome de máscaras de proteção e vacina contra Covid-19.

De maneira poética o cronista chama de amigos as máscaras de proteção e vacina contra Covid-19

Dr. Manoel Paz Landim
(Cardiologista, Mestre em Medicina pela FAMERP, Preceptor e Médico do Ambulatório de Hipertensão do Departamento de Clínica Médica da FAMERP, São José do Rio Preto)

Comments are closed.