Giana Rodrigues

Os médicos urologistas Gustavo Gianotto Oliveira e Lucas Takikawa foram responsáveis por um procedimento inédito em Jales e na região, no dia 2 de julho: a cirurgia ThuFLEP (enucleação da próstata à Laser – neste caso, utilizando o laser de Thulium).

“Cidades como Votuporanga, Fernandópolis e Santa Fé do Sul ainda não realizaram esse tipo de procedimento, com essa tecnologia empregada”, contou o médico Gustavo Gianotto ao Jornal de Jales.
A intervenção aconteceu por volta das 16 horas e teve a participação dos médicos Ricardo Perbelini (anestesista) e os urologistas Fernando Buchalla (Jales) e Luiz Alberto Zambon (Votuporanga), na Santa Casa de Misericórdia de Jales.

INDICAÇÃO

A necessidade do procedimento se deu por uma Hiperplasia Prostática do paciente (crescimento natural e benigno da próstata), que é uma condição muito frequente, principalmente na população acima dos 50-60 anos de idade e que em grande parte das vezes resulta em piora da micção / dificuldade para urinar.

“A Enucleação de Próstata consiste na retirada do adenoma prostático (miolo da próstata) e é o tratamento padrão-ouro, ou seja, o melhor para o tratamento de próstatas de grande volume (acima de 70-80g), sendo muito superior à cirurgia de ‘raspagem da próstata’ (RTUp) nesses casos, e tendo o mesmo objetivo: melhorar/facilitar o esvaziamento da bexiga”, explicou o médico.

Ainda segundo Gustavo Gianotto, que esteve à frente do caso, existem várias maneiras de se realizar este tipo de procedimento, como cirurgia aberta (com corte), laparoscópica (por vídeo), robótica e por via endoscópica, que foi a indicada e realizada neste caso em Jales.

GANHO

A grande vantagem da Enucleação Endoscópica é realizar a retirada do adenoma (miolo da próstata) sem necessidade de cortes externos e de dar pontos, promovendo assim uma recuperação mais rápida, dentre outros benefícios ao paciente.

No caso atendido em Jales, o paciente apresentava extrema dificuldade de urinar devido ao crescimento da próstata, necessitando do uso de sonda para retirada da urina da bexiga. Como agravante, além da idade já mais avançada, possui histórico de trombose, fazendo uso de anticoagulante para “afinar” o sangue.

Sendo assim, foi indicada a Enucleação da Próstata, por técnica endoscópica (sem cortes), utilizando o Thulium Laser (ThuFLEP), que proporciona uma cirurgia com menor sangramento, menor tempo de cirurgia e de internação, recuperação mais tranquila e mais rápida, assim como menor tempo de uso de sonda no pós-operatório.

“Tendo a indicação do procedimento, entrei em contado com Dr. Lucas Takikawa, grande amigo urologista, para que pudéssemos realizar o procedimento inovador na região, oferecendo tratamento de ponta ao nosso paciente, tão especial. A cirurgia foi realizada com excelência, possibilitando alta hospitalar do paciente em menos de 24 horas do pós-operatório”, completou o médico entrevistado.

EQUIPE

A família do paciente fez questão de ressaltar ao Jornal de Jales o quão importante foi o trabalho multidisciplinar em seu tratamento: “a equipe de enfermagem da Santa Casa e todos os que cuidaram dele foram fundamentais para que tudo corresse bem. Nosso muito obrigado”.

Comments are closed.