Na última semana, a Secretaria Municipal de Comunicação atualizou a situação da dengue em Jales. De acordo com as informações, nestes quase cinco primeiros meses de 2022, a Secretaria Municipal de Saúde registrou um total de 3.044 notificações, 1.219 positivos autóctones e 63 positivos importados.
Segundo a coordenadora da Equipe Municipal de Combate às Endemias, Vanessa Luzia da Silva, o mosquito Aedes aegypti só será combatido com efetividade quando o poder público e a população trabalharem na mesma linha de combate. “É muito importante que a população contribua para eliminar esses recipientes e objetos que servem de criadouro para o mosquito que transmite a dengue e outras doenças. A conscientização e sensibilização da população sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti, continua sendo o foco da Prefeitura de Jales, mas para evitar a proliferação do mosquito, é preciso do trabalho de todos. É momento de união para conseguirmos reduzir drasticamente os casos de dengue em nosso município”, ressaltou Vanessa.
Ela ainda faz a recomendação do uso de repelente. “O repelente é uma arma importante neste período. Usar, quando possível, principalmente no trabalho, roupas e calçados mais fechados. Existem pesquisas que mostram que até cores escuras nas roupas podem atrair com mais facilidade o mosquito. Tudo isso ajuda, mas o que realmente é eficaz é eliminar o inseto”, explicou a coordenadora.

PREVENÇÃO
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, vem reforçando em toda a cidade o combate ao Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, zika e chikungunya. Além do trabalho de prevenção constante, os agentes comunitários de saúde e de endemias continuam visitando e vistoriando as residências e fazendo o trabalho de nebulização com a aplicação de inseticida quando necessário.
O serviço de nebulização vem sendo aplicado em locais específicos dentro dos bairros, em áreas com maiores incidências de casos notificados ou confirmados visando interromper a transmissão da doença naquela área.
Conforme informou a Secretaria de Saúde, estão sendo realizadas preventivas envolvendo a comunidade, através de atividades educativas voltadas aos alunos das escolas e projetos sociais do município. Palestras são ministradas para orientar as crianças sobre prevenção à doença, sintomas e como contribuir para combater o mosquito.

Para tentar interromper a transmissão em locais de altas taxas de contaminação, a Secretaria de Saúde está fazendo o trabalho de nebulização com a aplicação de inseticida
Palestras são ministradas nas escolas para orientar as crianças sobre prevenção à dengue, seus sintomas e como contribuir para combater o mosquito

Comments are closed.