A Secretaria de Saúde de Ilha Solteira registrou o primeiro caso da varíola dos macacos no município na quarta-feira, dia 17.
Trata-se de um homem de 33 anos que viajou a São José do Rio Preto e teve contato com outra pessoa que testou positivo para a doença. De acordo com as informações ele passa bem e está em isolamento domiciliar.
Outro caso também foi confirmado em Rio Preto. Trata-se de um jovem de 18 anos que apresentou sintomas no dia 27 de julho e teve confirmação para a doença na última segunda-feira, dia 15 de agosto. Atualmente, Rio Preto contabiliza oito casos da nova varíola, sendo que um paciente já se recuperou.
Além disso, Mirassol também confirmou o primeiro caso na cidade em um homem de 33 anos. Em Santa Fé do Sul, a Secretaria Municipal de Saúde segue investigando um caso suspeito em um homem de 25 anos.
Em Jales, a Secretaria de Saúde por enquanto não registrou nenhum caso positivo e nem suspeito da varíola.


PRIMEIRO CASO
O primeiro caso da doença na região foi registrado em Bady Bassitt, no dia 18 de julho, em um paciente de 33 anos, que viajou recentemente para a Argentina e também São Paulo, capital.
A evolução da varíola dos macacos no Brasil acendeu um alerta na OMS. Com mais de três mil casos da doença, o país se tornou o quarto do mundo com o maior número de infectados.


O VÍRUS
O vírus da Monkeypox faz parte da mesma família da varíola e, segundo estudos, o atual surto não tem a participação de macacos na transmissão para seres humanos.
De acordo com médicos infectologistas, a transmissão ocorre entre pessoas, principalmente por meio do contato íntimo. Também pode acontecer pelo contato direto com fluidos corporais como sangue e pus, secreções respiratórias ou feridas de uma pessoa infectada, durante o sexo, ao beijar, abraçar ou tocar partes do corpo com feridas causadas pela doença.
Para prevenir, basta evitar contato íntimo ou sexual com pessoas que tenham lesões na pele; higienizar as mãos com água e sabão, uso de álcool gel e máscaras; não compartilhar roupas de cama, toalhas, talheres, copos, objetos pessoais ou brinquedos sexuais.

PRINCIPAIS SINTOMAS
Os principais sintomas da Monkeypox é o aparecimento de lesões parecidas com espinhas ou bolhas que podem surgir no rosto, dentro da boca ou em outras partes do corpo (como mãos, pés, peito, genitais ou ânus). Também pode aparecer caroço no pescoço, axila e virilhas; febre, dor de cabeça, calafrios, cansaço e dores musculares.

Comments are closed.