A Romaria Diocesana de Jales que aconteceu ontem, dia 18 de agosto, chega em sua 40ª edição. A Romaria é uma manifestação coletiva em louvor a Nossa Senhora da Assunção, padroeira da Catedral.

O encontro regional de fé, que foi criado pelo bispo emérito Dom Demétrio Valentini, tem como lema “Em Cristo, construímos amizade verdadeira”.

Todos os anos são 44 municípios vinculados à Diocese, que se deslocam até Jales em caravanas com ônibus, carros ou grupos de peregrinos que andam vários quilômetros a pé, reunindo-se na Paróquia Santo Expedito para a concentração e celebração inicial às 14h e em seguida com destino a tradicional caminhada em direção à praça da Catedral.

O bispo Dom Reginaldo Andrietta ressaltou que “doando-nos com o mesmo amor de Cristo, testemunhamos amizade verdadeira. É com esse sentido que realizaremos nossa 40ª Romaria Diocesana”.

As quatro décadas de Romaria nos fazem pensar em um movimento motivado pela fé. É o chamado turismo religioso, que envolve lugares de peregrinação, eventos e espaços de oração e introspecção.
No Brasil, há uma série de roteiros ligados a diferentes crenças e que atraem milhões de fiéis.

Segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT) são 340 milhões de turistas no mundo, viajando a lugares sagrados que possuem templos, igrejas, mesquitas, sinagogas e outros locais de culto, a fim de vivenciarem experiências espirituais e religiosas.

De acordo com os estudiosos do assunto, as primeiras romarias de que se tem registro no Brasil aconteceram entre 1743 e 1750. A partir de 1900 começaram as grandes romarias programadas, com o incentivo da Igreja Católica.

Um destino muito conhecido é o Santuário Nacional de Aparecida. Conforme balanço divulgado pelo próprio Santuário, foram 8.843.024 devotos que passaram pela Basílica entre janeiro e dezembro do ano passado.

Tendo em vista esses fatores do turismo religioso, e divulgada de forma adequada, a Romaria realizada em Jales pode se tornar um roteiro nacional. O domingo vai marcar também o lançamento do projeto de reforma da Catedral Nossa Senhora da Assunção.

E já olhando para o futuro, poderemos contar com uma receita que fomenta a economia ao gerar empregos e rendas, estimulando assim os setores de hospedagem, alimentação e transporte, chegando a alcançar até as pequenas cidades da nossa região.

Romaria, movimento pela fé

Comments are closed.