Desde 2005, a International Myeloma Foundation Latin America, vem realizando campanhas de conscientização sobre o Mieloma Múltiplo, considerado o segundo câncer de sangue mais incidente após a leucemia.
Ainda desconhecido não somente pela população brasileira, mas em nível mundial, a descoberta tardia do mieloma atinge principalmente os pacientes mais jovens, como escreveram as jornalistas Patrícia Buarque e Andrea Fambrini, em matéria especial para este jornal na edição de 20 de março.
As campanhas de conscientização visam compartilhar conhecimentos essenciais sobre o mieloma múltiplo para toda a população brasileira, tendo como protagonistas pacientes e médicos cujo grande foco remete aos sintomas de alerta da doença.
Nesta medida Christine Battistini, presidente e fundadora da IMF, sigla pela qual é conhecida a fundação referida no primeiro parágrafo, “é fundamental que os brasileiros fiquem atentos aos sinais e sintomas e saibam da importância do diagnóstico precoce”.
Um dos principais sintomas de alerta do mieloma múltiplo é a dor lombar que, por ser relativamente comum, dificulta bastante o diagnóstico.
A consequência é trágica, pois 95% dos pacientes no Brasil são diagnosticados em estágio avançado da doença, principalmente em se tratando de pessoas jovens.
O leitor ou internauta poderia perguntar: por que a jornalista Giana Rodrigues, foi vista na capa deste jornal no último domingo, vestindo uma camiseta com a inscrição “Mieloma Múltiplo-Eu posso”?
Resposta: ela está engajada de corpo e alma na campanha de conscientização por dois motivos: 1) março é o mês reservado especialmente para esse tipo de esclarecimento; 2) porque ela já sentiu a doença na própria carne e, portanto, tem autoridade para discorrer sobre o assunto.
Com o espírito guerreiro que a caracteriza, ela usou não somente o Jornal de Jales, mas também as suas redes sociais para fazer este alerta, a fim de propiciar apoio e informação a quem ainda não se deu conta de que o mieloma múltiplo tem cura desde que seja diagnosticado precocemente.

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