EMPODERAMENTO – O mês de abril começou em clima de celebração no âmbito da Associação Comercial e Industrial de Jales. Lá, o empoderamento feminino é realidade. Ontem, dia 1º, Elaine Borges Bernardes, que passou para a história como a primeira mulher a presidir a ACIJ, mudou de idade. Na mesma data, Maria Perpétuo Osório, secretária executiva da entidade, completou 17 anos de trabalho na função. Ela foi admitida na gestão do então presidente Alexandre Rensi.

RISCA-FACA – Como todo descendente de orientais, o vereador Bismark Kuwakino (PSDB) não é de fazer barulho dentro e fora da Câmara Municipal. Mas, quando o tiram do sério ele vira fera, como aconteceu segunda-feira, dia 27. Inconformado com uma fala do vereador Deley Vieira (União) atribuindo à “administração anterior” erro que estaria se refletindo agora, onerando a Prefeitura, Bismark saiu da casinha.

PEGANDO FOGO – Aos gritos e negando aparte a Deley, Bismark disse que certos colegas precisam acabar com essa mania de ficar falando de coisas do passado e olhar para a frente. Aproveitando o gancho, voltou a falar da festa com dinheiro público nos próximos dias. A assessoria de imprensa da Câmara transcreveu parte do que o vereador tucano falou: “É uma festa que vai onerar a Prefeitura em R$1 milhão e 250 mil. Para fazer algo que vai dar dinheiro para quem ganhou a concorrência, não falta dinheiro. Já para colocar grade na Unidade Rural não tem. Coisas pequenas que, às vezes, resolve com pouco dinheiro, não tem atenção. Falam que não tem dinheiro, mas para a festa tem. O Centro de Hemodiálise também está parado. Precisa olhar com carinho pra essas situações. Precisamos de coisas mais urgentes”.

BOA FORMA – O deputado estadual Itamar Borges (MDB) voltou a mostrar que está em plena forma ao conseguir protocolar Comissão Parlamentar de Inquérito na Assembleia Legislativa, competição da qual participaram os 94 deputados estaduais. A disputa se deu um dia após a posse dos novos deputados estaduais e dos reeleitos.

POLE POSITION – Como o Regimento Interno da Assembleia estabelece que só podem funcionar ao mesmo tempo cinco CPIs, todos os deputados se prepararam e, segundo mostraram os telejornais da madrugada, teve gente que dormiu na porta do Setor de Protocolo. Com certeza, assessores de Itamar se revezaram na fila porque ele conseguiu emplacar uma CPI.

Governador Tarcísio de Freitas e deputado Itamar Borges: proximidade política

PIX – Bom de marketing, Itamar protocolou uma CPI que tem tudo para levantar poeira — investigação de práticas de golpes via PIX e clonagem de cartões, o que certamente vai lhe render altos dividendos políticos no noticiário quando estiver funcionando. Como se sabe, tem muita gente que leva bola nas costas por conta do PIX e outro tanto se vê às voltas com clonagem de cartões. Mas, a maioria enganada não reclama. De vergonha, segundo consta.

TIOZINHO – Ainda de acordo com o noticiário das tevês e dos grandes jornais, o deputado estadual Eduardo Suplicy (PT), o mais votado nas últimas eleições, tentou furar a fila das CPIs alegando sua condição de idoso, com mais de 80 anos. Não conseguiu.

BLOCÃO – Deu no Estadão. A formação do superbloco MDB, PSD, Republicanos, Podemos e PSC na Câmara, com 142 deputados, oficializado na terça-feira, dia 28, começou a ser costurada entre os presidentes do MDB, Baleia Rossi, e do PSD, Gilberto Kassab há um mês. Esta nota ajuda a explicar as fotos publicadas no Instagram do deputado Itamar com o governador Tarcísio de Freitas, inclusive entre o primeiro e o segundo turno, e com o supersecretário Kassab.

WEB – Quem imaginou que o deputado Carlão Pignatari iria jogar a toalha após exercer a presidência da Assembleia Legislativa se enganou. Ele montou um esquema de assessoria de imprensa que manda diariamente o resumo de seu trabalho inclusive para grupos de WhatsApp de jornalistas da região.

VIRAM… – Fernando Benitez, presidente do Centro Universitário de Santa Fé do Sul (Unifunec), Guilherme Yamanari (reitor) e Taise Jordão (coordenadora pedagógica) estiveram visitando a Santa Casa de Jales em busca de novas parcerias. Entre outros cursos, o Unifec oferece o de medicina.

Fernando Benitez, presidente do Centro Universitário de Santa Fé do Sul, segundo à esquerda, e comitiva levaram ótima impressão da Santa Casa de Jales

…E GOSTARAM- Durante a visita, eles percorreram todas as unidades do hospital. Na saída, os três disseram ao provedor Carlos Toshiro Sakashita, ao tesoureiro Amauri Cruz dos Santos, ao administrador Rafael Carnaz e Pedro Azevedo, RT de Enfermagem, que tiveram ótima impressão do hospital e dos serviços prestados aos pacientes.

TUNEL DO TEMPO- Vale lembrar que Fernando Benitez é o atual vice-prefeito de Santa Fé, desfrutando da total confiança do titular Evandro Mura. Antes de se radicar naquela cidade, ele, que tem cerca de dois metros de altura, foi jogador profissional de vôlei em São Paulo e , após ingressar na Polícia Militar, trabalhou em Jales como tenente, na 2ª Cia. Depois, já em Santa Fé, tornou-se capitão e encerrou o ciclo na PM como major.

Comments are closed.