EM PAUTA
A 1799ª Sessão da Câmara Municipal de Jales foi realizada no dia 26 de agosto, conforme informações da Assessoria de Imprensa, foram apresentadas dezesseis Indicações por membros do Legislativo e aprovados nove Requerimentos de assuntos como o processo licitatório para a construção de pista de skate; os profissionais da educação que atualmente acumulam cargos e horários nas EMEIs; a degradação de alguns pontos do calçamento da Praça “Dr. Euphly Jalles” e o início das atividades da Guarda Civil Municipal.

APLAUSOS
A realização da 1ª Festa do Queijo, Bacalhau e Vinho rendeu Moção de Aplausos para a Santa Casa de Misericórdia de Jales e seus colaboradores. A honraria foi concedida também à equipe mirim feminina de handebol da Escola Estadual “Dom Artur Horsthuis”, pela conquista do título de campeã na fase estadual dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo – JEESP 2024. Os profissionais corretores de imóveis de Jales também foram homenageados pela Câmara com Moção pela comemoração do “Dia Nacional do Corretor de Imóveis”, transcorrido anualmente no dia 27 de agosto, e o estudante e atleta de karatê, Matheus Fernandes Ribeiro, pela vitoriosa trajetória, por sua dedicação e pelas conquistas expressivas, representando a Academia Team Resende.

UNANIMIDADE
O Projeto de Lei de autoria parlamentar nº 89/2024, que institui o “Dia da Amamentação” na esfera municipal, e o Projeto de Resolução nº 4/2024, que altera dispositivos do Regimento Interno da Câmara de Jales, trazendo adequações do Regimento Interno à Lei Orgânica, entre elas, a que trata a proibição da reeleição dos membros da própria Mesa para o mesmo cargo, na mesma legislatura, no período imediatamente subsequente, foram aprovados de forma unânime.

HOMENAGEM
Esposa do saudoso Roberto Valle Rollemberg, Naomi Okajima Rollemberg, que faleceu aos 80 anos em 2021 será homenageada com a denominação do coreto da praça “João Mariano de Freitas”, através do Projeto de Lei nº 93/2024 que irá para votação na próxima segunda-feira, dia 2. Dona Naomi era conhecida por sua sensibilidade e dons artísticos, carisma e personalidade marcante.

Naomi Okajima Rollemberg, esposa do saudoso deputado Roberto Rollemberg, será homenageada

INFORMAÇÃO
Renan Ongaratto de Andrade, delegado de Polícia e titular da Delegacia da Mulher de Jales, levou informação e esclarecimentos às funcionárias do Hospital de Amor, no dia 27, finalizando o mês “Agosto Lilás”. A ação faz parte da mobilização nacional pelo enfrentamento à violência contra mulheres e marca aniversário de 18 anos da Lei Maria da Penha. Dr. Renan dividiu o momento em suas redes sociais dizendo que: “A conscientização é nossa melhor arma. Gratidão pela oportunidade”.

Renan Ongaratto de Andrade, delegado de Polícia e titular da DDM Jales falou sobre a ação Agosto Lilás para colaboradoras do HA

PUNIÇÃO
O deputado Carlão Pignatari protocolou o projeto de lei 630/2024, na Assembleia Legislativa de São Paulo para punir quem provocar incêndios em lavouras e vegetação fora das práticas legais. O texto prevê multa de até R$ 3,5 mil (100 Ufesps) para o infrator por hectare ou fração atingidos, obrigação de mitigação do dano ambiental e patrimonial, e proibição de contratar com o poder público estadual ou de receber qualquer tipo de incentivo ou benefício, além dos crimes previstos em leis federais. O projeto de lei foi publicado na quarta-feira, dia 28 de agosto, no Diário Oficial do Estado e em até cinco dias será encaminhado para análise nas comissões. “Evidências apontam para a ação criminosa de pessoas que se aproveitam das condições climáticas adversas para promover múltiplos focos de incêndio em áreas com vegetação ou lavoura, com o propósito de aterrorizar toda uma comunidade”, afirmou o parlamentar.

“Apesar das leis federais, no âmbito estadual não existem sanções para punir quem provoca incêndios criminosos”,
afirmou o deputado Carlão Pignatari

Comments are closed.