ABRINDO CAMINHOS – No final de 2020, após as eleições municipais e antes da posse, o médico dermatologista Ricardo Gouveia (PP), que tinha sido batizado nas urnas com a maior votação para vereador, encontrou-se com este comentarista em uma casa de carnes da cidade. Indagado sobre seu projeto político, Ricardo, cauteloso, afirmou que, em princípio, pretendia dar um passo de cada vez e se fosse possível, conquistar a prefeitura. O primeiro passo já foi dado na quinta-feira, 9 de março, quando ele foi eleito presidente da Câmara, lançado pelo grupo que apoia a administração municipal.

ÁGUA NA VEIA – As primeiras entrevistas de Ricardo Gouveia foram no sentido de baixar a temperatura na Câmara Municipal, que anda lá em cima. Na opinião dele, cada colega deve fazer o seu trabalho, mas todos precisam se lembrar que, acima de tudo, está o bem da cidade.

SEGURA PEÃO – Uma verdadeira guerra de bastidores está sendo travada em torno dos direitos de realização da festa de abril, com shows e rodeios, objeto de processo licitatório em curso na Prefeitura Municipal. Das empresas que se interessaram pelo evento, só duas foram habilitadas —a Kalli Produções e Eventos, de Santa Fé do Sul, e a Britto Produções e Montagens, de Cristais Paulistas.

SEGURA PEÃO (2) – Quando o esquema prefeitural imaginava que as propostas das duas empresas finalistas seriam conhecidas na quinta-feira, dia 9, eis que o advogado Gustavo Balbino, na véspera, apresentou recurso em nome da MFE Business, uma das inabilitadas pela comissão de licitações, questionando, de quebra, tanto a Kallli quanto a Britto. A Prefeitura tem até cinco dias para responder arrazoado de Balbino.

Aos 45 do segundo tempo, advogado Gustavo Balbino questionou inabilitação de empresa interessada em organizar festa de abril

LEVANTANDO VOO – Na terça-feira, 7 de março, por volta de 8 horas da manhã, o telefone deste comentarista tocou. Do outro lado da linha estava o prefeito Luís Henrique dos Santos Moreira comunicando que acabara de voar do ninho tucano, desfiliando-se do PSDB, ao qual se filiou um ano antes da eleição municipal de 2020, com as bênçãos da deputada estadual Analice Fernandes e seu marido Fernando Fernandes, cinco vezes prefeito de Taboão da Serra, membro da Executiva Estadual do partido e, na época, nº 2 da Secretaria de Desenvolvimento Regional. Em gesto de gentileza do casal Fernandes, estendeu-se tapete vermelho para o recém-chegado, reservando-lhe a vice-presidência do Diretório Municipal, já que na cadeira de presidente já estava sentado o empresário Osvaldo Costa Junior (Bixiga).

O secretário Gilberto Kassab e o prefeito Luis Henrique, ao centro, ladeados pelo vereador João Zanetoni e deputado estadual Itanar Borges

OUTROS TEMPOS – Na conversa telefônica, o prefeito explicou que decidiu migrar para o PSD, partido presidido pelo ex-ministro Gilberto Kassab, atual secretário estadual de Governo e considerado o homem forte da administração Tarcísio de Freitas. Ainda de acordo com o prefeito, ele chegou a Kassab através de contatos feitos por assessores do secretário, que já o conheciam de outros carnavais. Ele conta que Kassab o recebeu de braços abertos já no primeiro encontro.

TRÂNSITO LIVRE – Para Luís Henrique, embora o governador seja filiado ao Republicanos, a filiação ao PSD poderá render muitos ganhos para Jales já que, como foi escrito no tópico anterior e como a grande imprensa não se cansa de escrever, a interlocução do novo governo com os prefeitos será feita pela equipe de Kassab alojada na Secretaria de Governo.

VERSÁTIL – Indagado pelo comentarista sobre quantos partidos já integrara, LH tinha todos na ponta da língua —em Buritama, seu berço, filiou-se inicialmente no PFL, depois elegeu-vereador pelo PSB. Em seguida, por ligação com o então deputado federal Vadão Gomes, filiou-se ao PP e se tornou presidente do Diretório de Jales. Na sequência, em 2018, dada a proximidade com a deputada federal Renata Abreu, fez dobradinha com ela como candidato a deputado estadual pelo Podemos. A candidatura a prefeito de Jales foi pelo PSDB. E agora, PSD.

TIME – Luís Henrique não foi sozinho para o PSD. Ele levou também o secretário municipal de Administração Reginaldo Viotta, ex-assessor da deputada Analice, que será o tesoureiro. Os outros postos da comissão executiva municipal serão ocupados pelo ex-vereador Henrique Macetão (vice-presidente) e pelo vereador João Zanetoni (1º secretário), que conquistou o mandato pelo partido. Ainda continuam integrando o PSDB três secretárias municipais— Pérola Cardoso (Ação Social), Sandra Gigante (Agricultura) e Nilva Rodrigues de Souza (Saúde).

RETOMADA – O deputado federal Fausto Pinato (PP) ganhou espaço na Coluna do Estadão de 1º de março, sendo fotografado ao lado da diplomata Maria Laura da Rocha, secretária executiva do Ministério das Relações Exteriores. O encontro, segundo o jornal, teve o objetivo de reativar a Frente Parlamentar Brasil-China, que Pinato coordena e que foi esvaziada pelo governo Bolsonaro. Vale lembrar que a diplomata é a primeira mulher a ocupar o cargo, o que lhe rendeu entrevista exclusiva de mais de uma hora de duração no programa de Miriam Leitão, na Globo News, no Dia Internacional da Mulher.

Comments are closed.