MAMÃE FALTEI – Pouca gente sabe, mas o deputado estadual Arthur do Val, que se tornou nacionalmente conhecido como o youtuber “Mamãe Falei”, tinha agendado para a próxima sexta-feira, dia 18, visita em Jales. Sua assessoria chegou a entrar em contato com a redação do Jornal de Jales, dispondo-se a conceder entrevista exclusiva, na condição de pré-candidato a governador pelo “Podemos”. Como sua vida política e pessoal virou do avesso após o vazamento dos áudios sobre a mulheres da Ucrânia, onde esteve logo após a eclosão da guerra com a Rússia, ele desistiu da candidatura e o giro por Jales e região foi cancelado.

GOL CONTRA- Conforme registrou a grande imprensa, em uma série de áudios gravados e enviados a um grupo de amigos no WhatsApp, o deputado estadual descreve suas impressões sobre a mulheres da Ucrânia e em um dos trechos, afirma que elas são “fáceis, porque são pobres”. E mais: “eu estou mal, eu passei agora por quatro barreiras alfandegárias, são duas casinhas em cada país. Eu juro para vocês, eu contei foram 12 policiais deusas, que você casa e faz tudo o que ela quiser”, afirma o deputado nos áudios que foram revelados pelo site Metrópoles.

FÁCEIS E POBRES – Em seguida, o parlamentar afirma: “detalhe, hein. Elas olham e, vou te dizer, elas são fáceis, porque são pobres. E aqui, a minha conta do Instagram, cheio de inscritos, funciona demais. Não peguei ninguém, porque a gente não tinha tempo, mas colei em dois grupos de “minas” e é inacreditável a facilidade. Essas “minas” em São Paulo, você dá bom dia e ela ia cuspir na sua cara e aqui elas são supersimpáticas e super gente boa, é inacreditável”, prossegue o deputado. Segundo ele, “nas cidades mais pobres, elas são as melhores”.

CABEÇA A PRÊMIO – Com o vazamento dos áudios, o deputado Mamãe Falei, segundo mais votado nas eleições de 2018 (480 mil votos), foi para o cadafalso. Denunciado na Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Assembleia Legislativa por deputados e deputadas de todos os partidos, estará sujeito às seguintes punições: 1ª) advertência; 2ª) suspensão temporária do mandato; 3ª) cassação pura e simples.

TCHAU, QUERIDO – Independentemente do que vai ou não acontecer na Assembleia, o que o youtuber lamenta mesmo é outra coisa. Em entrevista de página inteira à Folha de S. Paulo no dia 8 de março, terça-feira, o irreverente Mamãe Falei confessou: “o que me ferrou mesmo, me tirou o chão, acabou comigo, foi perder minha namorada. Imagina ela ouvindo falar sobre essas coisas. Eu fiquei sabendo do término pela internet, mas eu até tomo cuidado ao falar isso, porque não foi culpa dela. Não quero que escreva de uma forma que pareça: nossa, olha o que ela fez com ele. Eu sempre fui acostumado a enfrentar meus oponentes e está tudo certo. Agora perder a namorada assim? Acertar no pessoal é fogo”.

PALAVRA DADA…- Nos bastidores da política jalesense, todos sabem que o empresário Osvaldo Costa Junior, o Bixiga, chegou à presidência do PSDB local por conta e ordem da deputada estadual Analice Fernandes. Isto em 2019, um ano das eleições municipais. Na mesma época migrou para o ninho tucano um prócer do PP, Luís Henrique dos Santos Moreira, que se tornou vice-presidente do diretório.

Bixiga mantém a palavra e diz que está engajado
na campanha da deputada Analice Fernandes //Arquivo J.J.

…PALAVRADA CUMPRIDA – No que depender de Bixiga, esforços não faltarão para que a deputada tenha boa performance na urna eletrônica em outubro. O dono da BX Leilões antecipou à coluna, domingo passado, dia 6, que a frota de veículos da família (aí incluídos pais e irmãos) estará toda adesivada com propaganda de Analice.

CONFIANÇA- Como um assunto puxa outro, no dia seguinte, segunda-feira, quem ligou para a redação foi Fernando Fernandes, marido de Analice, que foi prefeito de Taboão da Serra quatro vezes. Usando linguagem cifrada, ele disse que confia nas tratativas feitas lá atrás com lideranças jalesenses em relação à campanha da deputada.

ORDEM UNIDA – Indagado pelo comentarista sobre a disputa pelo governo do Estado, Fernando admitiu que a parada será dura, mas acredita piamente no desempenho de Rodrigo Garcia, candidato do PSDB. Como tem interlocução com o interior por ser o nº 2 da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Regional, o experiente Fernando deu um dado que respalda seu otimismo. Segundo ele, dos 645 prefeitos paulistas, 545 estão fechados com Rodrigo.

ANDAR DE CIMA – O médico Vandré Roma Missoni que, no início da carreira, trabalhou no SAMU jalesense, vem conquistando grande espaço profissional na Baixada Santista e adjacências. Atualmente, ele coordena o SAMU no Rodoanel e também trabalha no setor de urgência e emergência do serviço no Guarujá. Coube à equipe sob seu comando dar cobertura ao presidente Jair Bolsonaro durante de carnaval. Vandré passou os quatro dias no Forte dos Andradas, onde o presidente se hospeda sempre que vem ao Guarujá em períodos festivos.

Presidente Jair Bolsonaro teve a cobertura de equipe do SAMU
coordenada pelo médico jalesense Vandré Missoni // Arquivo pessoal

Comments are closed.