PÉ NO FREIO – Na reta final de seu mandato como presidente da Câmara Municipal de Jales, que vai se encerrar no dia 31 de dezembro, o vereador Bismark Kuwakino (PSDB) vem tomando algumas precauções para evitar dores de cabeça mais à frente. Com base no próprio Regimento da Câmara Municipal, Bismark decidiu que projetos do Executivo pedindo autorização para abertura de crédito suplementar devem ser enviados ao Legislativo devidamente explicados e examinados pelas comissões temáticas. Apartir de agora, nada de aprovar proposituras no escuro.

PUXADINHO – Nos bastidores da Câmara, a atitude do presidente tem a ver com algumas cascas de banana colocadas no caminho dos vereadores e que acabaram gerando desnecessário desgaste para o Legislativo. Embora o assunto seja outro, o caso do Projeto de Lei Complementar que criou a Taxa do Lixo e outras duas contribuições serviu como sinal amarelo. Um experiente vereador disse à coluna: “o prefeito, seja o atual ou quem assumir depois dele, precisa aprender que, embora a Constituição estabeleça que os poderes são harmônicos, a Câmara não é puxadinho da Prefeitura”.

NA PONTA DA LÍNGUA – A propósito, Bismark vem assumindo ações de protagonismo em atos públicos. Por exemplo, no encontro de lideranças promovido pela deputada estadual Analice Fernandes (PSDB), ele, quase aos gritos, levantou a plateia de simpatizantes e apoiadores, citando, uma a uma, as intervenções da parlamentar na cidade nos últimos anos.

GERAÇÕES – Como um assunto puxa outro, vale registrar que pelo menos três tucanos-raiz prestigiaram o encontro pró-Analice — Benedito Gasques, um dos fundadores do partido, e os supervisores de ensino João Luiz Sene e Francisco Teixeira, merecendo menções especiais. Já o empresário Osvaldo Costa Junior, o Bixiga, neotucano, atual presidente do Diretório Municipal, também foi acomodado na primeira fila e distinguido com citações de Analice.

TIROTEIO- Deu na Folha. A campanha de Rodrigo Garcia (PSDB) decidiu exibir na televisão um vídeo que mostra o aliado de Tarcísio de Freitas (Republicanos), Frederico D’Avila (PL), deputado estadual, xingando o papa Francisco de vagabundo. A peça foi ao ar no horário eleitoral de terça-feira, dia 13 de setembro. Ainda de acordo com o jornal, a ideia da campanha tucana é associar o concorrente aos ataques a católicos feitos pelo parlamentar, cuja candidatura a deputado federal tem sido promovida pelo ex-ministro. Como D’Avila fez uma revoada pela região noroeste, parte da imprensa regional aproveitou a onda e publicou extensas matérias relembrando o caso, acrescentando ainda que, além do Papa, o arcebispo de Aparecida, dom Orlando Brandes, também foi atacado.

TIROTEIO (2) – Outro companheiro de campanha que deu trabalho a Tarcísio na semana que passou foi o deputado estadual Douglas Garcia (Republicanos), que agrediu verbalmente a jornalista Vera Magalhães, da TV Cultura, logo após o debate entre os candidatos a governador na noite de terça-feira, dia 13.

NA PONTA DA FACA – Em razão dos insultos, a Assembleia Legislativa, em nota, disse que o Conselho de Ética vai apurar as denúncias contra Douglas Garcia. O deputado Carlão Pignatari (PSDB), presidente da Assembleia, foi incisivo: “a Alesp não compactua e repudia condutas ofensivas e desrespeitosas, sempre prezando pelo respeito, diálogo e tolerância entre todos”. Carlão manifestou solidariedade à jornalista.

Carlão, presidente da Alesp, quer punir deputado que ofendeu jornalista após debate //Reprodução/Redes Sociais

GOL CONTRA- Até o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) postou em suas redes sociais críticas ao comportamento de Douglas Garcia, que é candidato a deputado federal.

RECONHECIMENTO – Atento ao que acontece na cidade, o vereador Hilton Marques (PT) propôs e a Câmara Municipal aprovou por unanimidade Moção de Aplausos ao juiz Fernando Antonio de Lima, titular da Vara Especial Cível e Criminal da Comarca de Jales. Conforme informou o J.J., o jalesense foi um dos três magistrados paulistas premiados no Concurso Nacional de Decisões Judiciais e Acórdãos em Direitos Humanos, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça. Dr. Fernando recebeu Menção Honra na categoria “Direitos de grupos em situação de vulnerabilidade”.

Desempenho de juiz Fernando em concurso nacional valeu aplausos
da Câmara Municipal // Arquivo J.J.

Comments are closed.